top of page

Entorse de Tornozelo

  • AlineVasconcelos
  • 20 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2021


ree

O tornozelo é uma articulação complexa sua estabilidade depende da estrutura óssea e ligamentar.

As lesões do tornozelo são frequentes durante as atividades esportivas. Cerca de 40% de todas as lesões esportivas são lesões ligamentares do tornozelo.


Tipos de Entorses

  • Entorse por Inversão (ligamentos laterais)

A maioria das entorses de tornozelo ocorrem em inversão com flexão plantar (90 % das entorses), ocorrendo a lesão na lateral do tornozelo onde se encontra três ligamentos, que são os principais responsáveis pela estabilidade do tornozelo.

  • Entorse por Eversão (ligamentos mediais)

É menos comum do que a por inversão.

As lesões por eversão podem ocorrer por fraturas por avulsão da tíbia antes da ruptura do ligamento deltóide. O ligamento deltóide também pode ser contundido nas entorses por inversão em virtude da colisão entre o maléolo fibular e o calcâneo.

É formado pelo ligamento deltóide, (possui uma camada superficial e uma profunda).

  • Entorse por Sindesmose (TibioFibular)

Lesões isoladas sobre a articulação tibiofemural distal

Os ligamentos tibiofibulares, anterior e posterior, encontram-se entre a tíbia distal e a fíbula.

Esses ligamentos rompem-se devido à rotação externa excessiva ou a dorsiflexão forçada e são frequentemente lesados em associação a alguma entorse severa dos complexos ligamentares medial e lateral. A ruptura inicial dos ligamentos ocorre distalmente, no ligamento tibiofibular, acima da pinça maleolar. À medida que a força da ruptura aumenta, o ligamento interósseo é rompido mais proximamente.


Grau da lesão

  • Grau I

Estiramento ou ruptura das fibras ligamentares, com pouca ou nenhuma instabilidade articular. Dor leve, pequeno edema e rigidez articular podem ser detectados.

  • Grau II

Alguma ruptura e separação das fibras ligamentares e instabilidade moderada da articulação está presente. Dor leve, pequeno edema e rigidez articular, de moderados a severos, devem ser esperados.

  • Grau III

Ruptura total do ligamento e manifestam-se primariamente pela instabilidade da articulação. Uma dor severa pode estar presente inicialmente, seguida por desaparecimento da mesma, em virtude da ruptura total das fibras nervosas. O edema pode ser grande e, portanto, a articulação tende a tornar-se muito rígida, algumas horas após a lesão, 6 semanas imobilizado, tratamento conservador e/ou cirúrgico.


TRATAMENTO

Os objetivos da Fisioterapia na fase inicial da lesão são diminuir o edema, a hemorragia, e a dor, além de proteger o ligamento já em recuperação. Os métodos utilizados incluem gelo, compressão, elevação, repouso e proteção.

Posteriormente preconiza-se o reforço muscular, manutenção de amplitude de movimento, treinamento do sistema proprioceptivo, e retorno à função (principalmente no caso de atletas).

Reabilitação adequada em lesões ligamentares do tornozelo, para que não haja reincidência. Entorses repetidos podem gerar graves instabilidades articulares.

Comments


© 2020 por Aline Vasconcelos. Estruturado por Vanessa Fontes

bottom of page